domingo, 25 de maio de 2014

Missa Domingo, dia 1 de junho, 9h reabre a Venerável Ordem Terceira de São Francisco
 Dia 23 de maio, pré-abertura da igreja com o Prof. Percival Tirapeli, Secretário da Cultura, Marcelo Araújo e Governador Geraldo Alckmin.


Os Cursos Olhar a Arte, da Casa Ranzini, e o movimento Barroco Memória Viva, do Instituto de Artes da UNESP convidam para a missa solene de reabertura da igreja mais barroca de São Paulo, a da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, no Largo de São Francisco. Durante cinco anos, o Prof. Tirapeli acompanhou a evolução das decisões sobre o precioso restauro, resultando em um trabalho de equipe coeso em torno do belo resultado obtido: Secretaria da Cultura/UPPH, Formarte, Concrejato Obras Especiais e Instituto de Cultura Democrática.


A igreja foi tombada como patrimônio histórico de São Paulo em 1982 e é considerada uma das mais importantes obras do século XVIII. A construção original foi feita em estilo barroco-rococó, com o projeto arquitetônico assinado por Frei Galvão. Trata-se de uma igreja do século XVIII, projetada e construída pelo Frei Galvão, outro franciscano que também é santo. 
Foram investidos pelo governo do Estado via Secretaria da Cultura R$ 12,5 milhões para a restauração do templo que estava fechado desde 2007. Na primeira fase de restauro foram feitas intervenções no telhado, substituição da estrutura de madeira da cobertura e dos pisos no pavimento superior por uma de aço, além de novas coberturas de vidro e a instalações de galeria superior e no térreo.

Em razão dessa missa, que congrega, além dos devotos, todos os aficionados pela arte e arquitetura barroca, o curso Olhar a Arte Barroco Paulistano fica adiado para julho, após o final da Copa do Mundo 2014.

Fique de olho no Blog, e se preferir já faça sua pré-inscrição para o curso de sábado 26 de julho, das 9h às 13h na Casa Ranzini, que inclui palestra e visita técnica em história da arte e da arquitetura por quatro igrejas do centro paulistano. Tudo com o Prof.Percival Tirapeli, Myriam Salomão, Maria Lucia Fioravanti, Eduardo Murayama, Rafael Schunck, Danielle Pereira, Maria José Spiteri, Mozart Bonazzi, Rosangela Conceição, mestres e doutores em artes visuais, pesquisadores de nossa história e arte.

Abaixo, fachada totalmente restaurada, altar mor com o Cristo Seráfico, pintura de forro do altar mor, e altar lateral de Nossa Senhora da Conceição. 


A igreja foi tombada como patrimônio histórico de São Paulo em 1982 e é considerada uma das mais importantes obras do século XVIII.

Com o objetivo de preservar a história de São Paulo, a Secretaria da Cultura, em parceria com a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, restaurou a Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco
A Secretaria da Cultura também implantará sistema de segurança, acessibilidade e adaptação de banheiros, instalação de elevador e sonorização.
Também foram inseridos elementos novos e contemporâneos, como as escadas metálicas, bancos externos e a citada cobertura de vidro do recuo lateral.