sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Nossos docentes para o curso Arquitetura e Arte no Vaticano:

Sábado, dia 20 de outubro, 9h às 12h.

A basílica arqueológica paleocristã de São Pedro 
Gabriel Frade é graduado em filosofia e teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma - Itália), cursou  disciplinas na área de teologia na Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça) e é Mestre em Teologia pela PUC-SP . Desenvolve em sua pesquisa atual as relações da teologia com a Arte Sacra. É autor de vários artigos sobre a matéria e também do livro "Arquitetura Sagrada no Brasil" publicado pela editora da Companhia de Jesus (Jesuítas) - Edições Loyola. Ministrou vários cursos sobre a Arte Sacra em Universidades Católicas e no Páteo do Collegio, e é professor no curso de Arte Sacra do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

13h às 14h30
A Basílica de São Pedro
Percival Tirapeli – Professor doutor titular em Arte Brasileira no Instituto de Artes da UNESP, mestre e doutor pela ECA/USP, autor de 18 livros sobre o tema, tais como: Igrejas Barrocas do Brasil e Festas de Fé (port/inglês, Ed. Metalivros), Coleção Arte Brasileira (Ed. Nacional, 5 volumes). É pesquisador em artes e artista plástico, tendo participado de duas  Bienais de São Paulo. É conselheiro do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo , associado e ex-diretor de projetos do ICOMOS - International Council for Monuments and Sites, e associado da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Expôs em Roma, La Paz, São Paulo, Brasília e outros, e proferiu conferências, além daquelas no Brasil,  em várias universidades da Espanha e países latinoamericanos, França e Noruega.  Site: www.tirapeli.pro.brLattes: http://lattes.cnpq.br/1423636463797795.

14h30 às 16h
A Capela Sistina
Cesare PergolaArquiteto e artista italiano,  vive no Brasil desde 2009, é diretor da Galeria Belvedere em Paraty, RJ. Foi professor de arquitetura no IED Istituto Europeo de Design de São Paulo, na Accademia Italiana de Florença, no Chanapatana International Design Institute, Bangkok, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Estatual de Florença, e membro examinador no Royal College of Art de Londres. Publicou vários livros, entre os quais ”A cidade dos sentidos”, Alinea Editora, Itália, 1997. Seu trabalho artístico se desenvolve em uma plataforma multimídia que inclui, pintura, vídeo, arte digital, instalações luminosas. Expôs no Museu Afro-Brasil, SP, em  Florença, Roma, Milão, Los Angeles, Grande Palais de Paris, e Bangcoc.