domingo, 17 de fevereiro de 2013

CASA RANZINI NO FACEBOOK

Casa Ranzini apresenta sua fan page no facebook. Não deixe de curtir e comentar! V. vai encontrar detalhes sobre o próximo mini curso Olhar a Arte, como programa, locais e professores em:

http://www.facebook.com/CasaRanziniOlharaArte

E aguarde as datas dos próximos cursos: sábados 6 de abril, 4 de maio, 8 de junho.
Vamos atender a pedidos e sugestões e trazer temas como conservação e restauro, apreciação musical, museologia e expografia. Não deixe de comentar na fan page ou postar aqui no blog suas vontades, seus desejos por novos mini-cursos ou mesmo pelo repeteco de algum que v. perdeu!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CURSO BARROCO PAULISTA


Sábado 9 de março de 2013
Coordenação pedagógica Myriam Salomão

Detalhe coroamento altar mor Igreja de São Francisco, S.Paulo

           


O minicurso Barroco Paulista ministrado por diversos professores especialistas abordará “in loco” as igrejas do centro histórico da cidade, em seus diversos aspectos: ornamentação, pintura, escultura e arquitetura. O curso se compõe de visitas de estudos, sábado, dia 10 de novembro, pela manhã, com palestras em cada patrimônio visitado, e conclusões e resumos em aula na Casa Ranzini, das 16h às 17h30.

A caminhada comentada pelo centro histórico no sábado e o diálogo dos especialistas com os interessados em arte e na cidade São Paulo, pretende contribuir para estabelecer novos significados e relações com o espaço urbano e seu patrimônio artístico, histórico e arquitetônico.
Programação 
Dia 9 de março, sábado, 

8h30 -  Encontro na Casa Ranzini. Lista de presença e orientações gerais. Saída para a Ordem Terceira do Carmo, Rua do Carmo, a pé.
9h às 10h - A pintura do Pe. Jesuíno do Monte Carmelo. A talha na colônia. Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Rua do Carmo – Eduardo Murayama e Mozart Bonazzi.
10h às 10h30 - Pintura e abordagens: soluções do restauro. Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Rua do Carmo – Myriam Salomão.
11h às 11h30 - Transformações do espaço e da arquitetura. Igreja de São Francisco, Largo de São Francisco – Percival Tirapeli
11h30 às 12h - Imaginária em madeira e acervo da Irmandade Terceira Franciscana. Igreja de São Francisco, Largo de São Francisco – Maria José Spiteri.
12h30 às 13h - Escultura e imagens coloniais em barro. Basílica e mosteiro de São Bento, Largo de São Bento – Rafael Schunk.
Intervalo para almoço (em grupo, por adesão) 13h30 às 14h
6. 14h às 15h - Arquitetura e arte nas igrejas paulistanas. Do barroco ao eclético. Catedral da Sé – Percival Tirapeli
7. 15h às 16h – Café na Casa Ranzini e discussões preliminares.
8. 16h às 17h30 - Aula com imagens na Casa Ranzini com análise e reflexão final sobre o que observamos durante a caminhada. Encerramento e entrega dos certificados.
Pesquisadores palestrantes:

Percival Tirapeli: Professor doutor titular em Arte Brasileira no Instituto de Artes da UNESP, mestre e doutor pela ECA/USP, autor de 18 livros sobre o tema, tais como: Igrejas Barrocas do Brasil e Festas de Fé (port/inglês, Ed. Metalivros), Coleção Arte Brasileira (Ed. Nacional, 5 volumes). Site: www.tirapeli.pro.br.

Myriam Salomão: Doutoranda em Teoria e História da Arte pela FAU/USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, instituição na qual também cursou licenciatura em Artes Plásticas e Música. É pesquisadora de História da Arte Brasileira, principalmente da pintura do período colonial.

Maria José Spiteri: Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, onde também cursou o Mestrado em Artes, a licenciatura em Educação Artística e o bacharelado em Artes Plásticas. Atua como pesquisadora em História da Arte, História da Arte Brasileira e imaginária religiosa.

Eduardo Murayama: Doutorando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, e Mestre em Artes pela mesma instituição. Possui especialização em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu e licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É pesquisador da arte sacra no período colonial, com ênfase nas igrejas barrocas e rococós paulistas e na pintura do padre artista Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819).

Rafael Schunk: Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário FMU. É artista plástico, curador e organizador de exposições artísticas. Atua como pesquisador da arte sacra do período colonial brasileiro, principalmente a imaginária em barro.

Mozart Bonazzi: Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, é Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela FAAP. É pesquisador de processos escultóricos tradicionais e contemporâneos, e se dedica ao estudo e divulgação da talha ornamental barroca e rococó no Brasil.


Cursos Olhar a Arte.
Casa Ranzini. Rua Santa Luzia, 31. Liberdade. Investimento: R$150,00. Para professores e alunos, de quaisquer instituições, com comprovação: R$100,00 (cem reais).
Luana, Casa Ranzini: (11) 3104 3140 / Laura Carneiro (11) 97690-5247